quarta-feira, 3 de abril de 2019

Navegar é preciso, sim...




A Sagrada Aliança implica em que façamos, nós que queremos que o Senhor Deus seja o nosso amparo e nossa vida, a nossa parte. Para que Ele faça a d'Ele. Senão não haverá Sua contrapartida... "O inferno está cheio de homens 'de boas intenções' ", entretanto sem obras. "A fé sem caridade (sem Amor, que é Deus) de nada vale."

Você já velejou...? Já conduziu um veleiro...? Quando conduzimos um veleiro, precisamos providenciar o seu rumo e sua velocidade, manobrando velas e leme, e também a inclinação da embarcação. De acordo com seu porte e o que o comportamento do mar exige. E não de acordo com parâmetros por nós definidos. Mas conforme a realidade que precisamos reconhecer e trabalhar. De acordo com a verdade revelada a nós de acordo com nossa capacidade de enxergar, de compreender as coisas, o universo da vida em que todos estamos inseridos. Para, sem naufragar, alcançarmos o destino que desejamos...  Confiantes no Senhor, com fé e sabedoria. "Procurai as ciências e a sabedoria." "Ai de quem não procurar a sabedoria." "Ai de quem não propagar a sabedoria." "Ai do tímido."

Para estarmos amparados por Deus, precisamos também realizar, com práticas que são denominadas de religiosas, o que Ele determinou através dos judeus então conduzidos por Moisés. Do povo que Ele elegeu como Seu privilegiado catalisador à salvação da humanidade. Espiritual e socioeconomicamente. Com orações e ações. Orações individuais e em comunidade ao menos semanalmente e nos Dias de Preceito, de Festas e Guarda, por Ele prescritos quando da contratação da Sagrada Aliança que visou a humanidade toda.

Oração sem as mencionadas práticas de nada vale. Como a fé! E trabalho sem oração se reduz a simples práticas efêmeras de sobrevivência animal sem relação expressa, conscienciosa, com Deus. Precisamos ser eficazes nas práticas sagradas preconizadas por Deus e nas de sobrevivência material que com elas são abençoadamente gratificantes. Em todos os aspectos.

Bem falou o poeta que "navegar é preciso, viver não é preciso"... Porque viver por viver é como alienadamente, inconsequentes e indiferentes, sermos conduzidos sem direção conforme as forças da natureza somente... E navegar exige consciência e providências nossas, agradáveis a Deus que nos quer eternamente Seus. Mas que para isto precisa que também nós queiramos. E com discernimento e sensibilidade à vida trabalhemos...

Nenhum comentário: