sexta-feira, 5 de abril de 2019

Precisamos querer bem viver


Na Quarta-feira de Cinzas, após entendimentos online que tive com uma amiga que mora na cidade goiana de Rio Verde, fui à agência dos Correios da cidade onde moro para enviar a ela uma porção de Kefir. Sem valor comercial e portanto sem a necessidade do objeto postal conduzir, na sua parte externa, Nota Fiscal com especificações do conteúdo anexada em embalagem plástica.

Ao par do que já realizei em alguns envios anteriores a outras pessoas, na etiqueta de endereçamento incluí uma nota em cinza claro informando o conteúdo. Para todos os investidos em responsabilidades de verificação de regularidade de objetos postais trabalhados pelos Correios disporem de referências úteis a suas premissas legais e de segurança.

Ao entregar o objeto postal para aquisição de selos e envio, durante os procedimentos tive a impressão de que a pessoa que me atendeu teria decidido expressamente colocar os selos em cima da nota informativa sobre o conteúdo. Se não por uma cansada distração. O que estimei poderia prejudicar o reconhecimento importante a quem viesse a manuseá-lo na tramitação de checagem de segurança ou encaminhamento à destinatária.

Supersaturado com inúmeras frustrações funcionais brasileiras decorrentes de pouco profissionalismo, apesar de não ter gostado nem um pouco da escolha do funcionário que me atendeu quanto a deliberada ou descuidadamente colocar os selos justamente em cima da informação que atencioso providenciei, não fiz nenhuma observação ao mesmo para que pusesse os selos noutra parte da etiqueta. Nisto também considerando que ele, de nível superior de formação, pudesse estar sabendo o que estava fazendo, então assegurado que sua decisão não prejudicaria o meu objetivo de postagem. Tudo isto para evitar dissabores e por ter diversas experiências das quais muitos de nós vivemos uma sensação de que regular algumas coisas no Brasil não concertam o Brasil. Apenas, quando possível, produzindo efeitos paliativos. Em alguns casos, conforme os envolvidos, de forma agregadamente estressante, num dia a dia em que responsabilidades relativamente maiores são mais relevantes. Mesmo que os haveres de menor importância também tenham o seu valor.

Até hoje o objeto postal não foi recebido por minha destinatária. Objeto postal que não foi enviado com registro de controle de entrega e recebimento porque quando o Carteiro pudesse procurá-la em sua residência, devido a seu horário de trabalho, não a encontraria em casa. E também porque o conteúdo não era de grande valor e o envio de Kefir através dos Correios, com identificação crível de remetentes e destinatários, em nosso País tem sido realizado com relativa qualidade e sem maiores problemas.

Não sei se o objeto foi retido por problemas de fiscalização operacional ou por apropriação indébita feita por alguém envolvido na rotina de processamento de envio, entrega ou recebimento. Mas sei que não chegou onde eu queria e após eu ter providenciado um envelope de excelente qualidade compatível com a natureza do conteúdo. Internamente acondicionado numa embalagem Tetrapak.

O Brasil precisa ser profissional em suas atividades. Assim como os Países desenvolvidos, precisa ser desenvolto a bom termo para um dia quem sabe alcançar a mencionada condição... Todos nós aqui precisamos querer bem viver e fazer viver... Isto é essencial para nossa segurança institucional e socioeconômica. Para nossa cidadania e para nossa qualidade de vida.

Nenhum comentário: