sexta-feira, 24 de março de 2017

Mesma Responsabilidade de Leigos e Religiosos Católicos


Todos os católicos têm a mesma responsabilidade doutrinária e teologal. Católicos leigos têm esta mesma responsabilidade, nada a mais, nada a menos, que Bispos, Padres, Irmãos Religiosos, Diáconos, Freiras e Irmãs de Caridade...

A diferença, com relação aos Bispos, Padres e Diáconos, existe somente no estilo de vida em relação às prerrogativas sacramentais. Bispos, Padres e Irmãos Religiosos, pelo requerido aos seus respectivos estilos de vida consagrada, aos dons de exercício e ministração dos Sacramentos, de acordo com o requerido a suas funções específicas, estão vinculados ao voto de castidade ou celibato religioso. E ao voto de pobreza, que não significa voto de miséria. De acordo com o cabível a suas específicas realidades.

Diáconos Permanentes são requeridos ao par, de acordo com suas realidades familiais. Não podendo entretanto exercer alguns dos Sacramentos. Como o da Consagração Eucarística e o da Reconciliação.

Às Freiras e Irmãs de Caridade são requeridos os votos de castidade e de pobreza.

No mais, a todos os católicos é requerido exercer perfeitamente a responsabilidade pela evangelização. Pelo ensino, estudo da revelação, exemplo de vida e testemunho no discernimento da santa fé.

Não basta aos católicos não consagrados à vida religiosa participar integralmente da Missa, devolver o Dízimo, fazer Ofertas, realizar eventuais votos, partilhar devidamente as Primícias e participar e outras solenidades requeridas pelo Clero. É também leiga a responsabilidade que o Clero tem pela busca e propagação da sabedoria. E assim pela santificação da humanidade. Por viver e fazer viver a vida em plenitude.

Nenhum comentário: