terça-feira, 16 de agosto de 2011

"Somos Realmente Amigos Por Aqui?"

Você tem amigos, por aqui, na comunidade virtual em que participa? Você tem correspondência ao que levou você a inscrever-se em espaços virtuais de relacionamento?

Bem, toda amizade é solidária. Amigos se importam com amigos, são solidários. Sustentam-se uns aos outros em suas necessidades e oportunidades de expressão de apreço e reconhecimento de interdependência ao que lhes é congruente. Não são indiferentes, marginais ou ausentes. Amigos unidos jamais serão vencidos. Como um povo, uma família. Unidos, a bom termo, consequentemente, responsáveis uns pelos outros, congratulam-se pelo que é construído e apoiam-se a mútua felicidade. Amigos não ficam felizes com a precariedade de amigos. Amigos não são indiferentes ao que amigos edificam. Amigos não têm inveja, têm orgulho, prazer, satisfação. Pelo que amigos realizam de bom. Amigos aproveitam o que de bom amigos fazem e proporcionam. Amigos unem-se para sustentabilidade do que traz desenvolvimento. Amigos de fé oram juntos, amigos associam-se a iniciativas que trazem desenvolvimento e felicidade. Amigos apresentam-se e procuram conhecer-se entre si. Amigos não comprometem o tempo de amigos de forma infrutífera, banal. Amigos prestam-se ao respeito. Próprio e de amigos. Amigo não abandona, não deixa ao “bel prazer do tempo e do vento”, não vai embora. Amigo não deixa amigo “na mão” ou a ver navios… Amigo é presente, não desperdiça os valores de amigo. Amigo edifica e promove amigo. Amigo dialoga.

Amigos humanos, amigos espirituais. No caso de amizade entre Deus e nós, humanos. Amigos aproveitam o que de bom amigos oferecem. Amigos aproximam-se. Amigos defendem amigos e defendem-se a mútuo interesse. Amigos não desviam amigos. Não estragam, não prejudicam. Amigos não se ridicularizam. Amigos honram.

Se você está em uma comunidade virtual, em que apresenta-se como amiga minha ou amigo meu, ou de outras pessoas, tenha seriedade conosco. A nossa dignidade, a nosso respeito. Não sustente esta amizade à toa. Não seja alguém como alguém que que “está fora”. Não seja covarde quanto a quem você gosta de mencionar como amigo. Amigo covarde é amigo inútil e prejudicial. Amigo é do bem. Amigo honra amigo.

Se você se diz com amizade e apreço por Deus, se você se diz com amizade e apreço por mim, se você se diz com amizade e apreço por outras pessoas, honre isto. Honre e tenha honra disto. Você vai gostar. Viverá e fará viver.

Se você não faz assim, pense bem no que você tem deixado de ser. E seja. Assim como Deus Se apresenta dizendo que é “Eu Sou”, seja, você também. Para Ele, para mim, para sua família, para a sociedade inteira em que você está. Faça com que nós possamos dizer que com você podemos contar, que sua amizade é verdadeira. Que você tem consciência de nós e de tudo a que se dedica. Que você sabe o valor da amizade e do apreço. Que você não está tratando a nós e ao tempo que toma de nós com estupidez.

Se você não faz assim, faça ou repense suas amizades e as amizades que você declara ter. Reavalie o que você sustenta. Faça a diferença. Então, assuma uma posição. Mostre a você e ao mundo que você não está aqui sem prumo ou sem rumo. Mostre que você leva bom senso a sério. Edifique-se a você mesma, edifique-se a você mesmo. Não seja miserável. Use o seu dinheiro para o que é bom para você. E para todos os seu amigos. Afinal, sem amigos, você fica só. Sem amizades verdadeiras, nossas relações sociais são como areia, como pó. O vento vem, e elas se dissipam. Tomando os rumos para onde o vento levar.

Não seja um retrato da vaidade. Não seja um sustentáculo da vaidade. Quem sustenta isto não respeita você. Não nos respeita. Quer ver-nos dominados, domináveis, e infelizes para sempre. A bem de protestos contra a ignorância que não supera, a integração que não realiza, e do mal que não combate.

Por favor, não seja inútil para mim. E assim também para você. Não faça-nos perder tempo. Ou cultive e regue a semente que creu valer à pena plantar ao admitir nossa amizade. Se você continua entendendo que esta amizade vale à pena. Sustente-a. Amizades virtuais tomam nosso tempo real. Não seja para mim alguém que eu possa apontar como uma pessoa de amizade figurante. Isto não é bom. Faça valer a sua iniciativa, o seu nome. Mostre para o mundo que, se você está com uma relação de amizade para comigo, sua atitude tem causa e efeito real. Que você não brinca com nossas vidas, com a minha, com a sua. Não seja alguém cuja amizade declarada não exercida possa ser classificada como uma amizade “sem vergonha na cara”. Mostre-nos, a mim, a você, enfim, ao mundo que nos vê, que você tem não é “sem vergonha”.

Faça isto também para com Deus. Em todas as obras e lugares onde Ele tem interesse e presença. Inclusive no que eu faço. Faça conosco. Com Ele, comigo. Amigos no bem, unidos jamais serão vencidos. E sempre serão respeitados. Amigos, “no bem”, “na fresca”, sempre serão desdenhados.

E então? Está fazendo o que da vida? Está fazendo pouco de nós, de você? Gaste bem o seu dinheiro, com o que traz amizade, respeito e vida a você. Não jogue o seu dinheiro, o seu tempo e a sua vida fora. Pense em Deus, pense em mim, pense em nós.

(Fonte: http://gentedefe.com/santosdesalles/2011/08/16/somos-realmente-amigos-por-aqui/)

2 comentários:

Deserto Interior disse...

Tarcísio, outra vez me surpreendi com sua capacidade de ver as coisas como elas são e que muitas vezes passam despercebidas por tantos.
Que bom se essa reflexão chegasse a todos os que usam os sites de relacionamentos, só assim talvez fosse possível evitar tantos transtornos...
Belíssimo blog com conteúdos edificantes.
PARABÉNS!!!

Tarcísio S. Salles no Blogger disse...

Espero que você não se surpreenda mais com a minha capacidade de ver as coisa, xará!!!!!!
Tenha uma boa semana!!!