Páginas

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Câncer de Pele Ao Alcance de Nós!

Amigos, leitores e... seguidores..., não que um amigo não tenha consciência de que seus amigos precisam saber de si! Mas às vezes poderíamos considerar que partilhar certas... patologias... poderia não ser recomendável! Entretanto, como o caso serve de referência a que todos se cuidem a bem, aqui vai...!

Há algum tempo, venho percebendo algumas lesões na pele. Uma delas indo e vindo, à vezes parecendo um pequeno ferimento. Há alguns meses notei uma erupção cutânea no pescoço, de cor amareladinha análoga a espinhas. E a tal nunca sumiu. Nesta semana submeti-me a consulta médica em que mostrei a do pescoço e a do antebraço. 

A médica determinou cirurgias imediatas, expressando mais preocupação com a do antebraço. Cirurgias feitas hoje, confirmou que a do antebraço é câncer maligno! Entretanto, comentou que lesões como esta não costumam causar metástase. E se extraídas nada mais de mal associadamente ocorre. Mas o material foi entregue ao laboratório para biopsia, do que o diagnóstico fica pronto em uma semana.

Conversando com um amigo também profissional da área de saúde, ouvi dele que lesões como esta podem, sim, gerar metástase! Se profundas o suficiente para atingir o sistema linfático. A minha era profunda. Conforme a maravilhosa médica que está me assistindo informou após a cirurgia excelente da qual impossível não elogiar tudo.

Bem, esta partilha serve para alertar a você sobre as necessidades de observância dos riscos de exposição ao sol e todos os cuidados recomendáveis a proteção da pele contra seus efeitos prejudiciais.

Minhas necessidades pessoais nos contextos em que tenho me encontrado não permitiram cuidados por excelência. Não foi desleixo de minha parte! Vamos ver os resultados da biopsia e se portanto precisarei fazer tratamentos complementares conforme a médica comentou poderia ser necessário.

Cuide-se bem, esteja "Sempre Alerta" a "O Melhor Possível". Oremos e trabalhemos atuantemente por nós e pelo mundo inteiro. Esmerando-nos para estarmos confiantes de que, a cada dia que passa, estamos literalmente mais perto de Deus. Em alma e corpo a Ele dignificantes!

Bom fim de semana! Saúde!


Resultado da Biopsia, recebido em 28 de Agosto:

Para referência a todos os interessados, retirei os pontos das cirurgias hoje e recebi o laudo da biopsia, que tem o seguinte resultado resumido:

CONCLUSÃO:

  I - ANTEBRAÇO: 
       .CARCINOMA BASOCELULAR.
         . LIMITES CIRÚRGICOS TRANSVERSOS ( 2 ) LIVRES.
         . LIMITES CIRÚRGICOS LONGITUDINAIS ( 2 ) LIVRES,
         . LIMITES CIRÚRGICOS PROFUNDO LIVRES.

 II - CERVICAL SUPERIOR:  .DERMATITE CRÔNICA INESPECÍFICA.

III - CERVICAL  INFERIOR:  . CISTO DE INCLUSÃO EPIDÉRMICA.

Com isto, conforme esclarecido por minha médica, não há expectativas de metástase. O que haveria em caso de CARCINOMA ESPINOCELULAR. Mas ela recomendou que eu seja examinado por um especialista, indicando um médico de Goiânia. Ao que iniciei providências, que ela mencionou não serem urgentes. Ela quer que o especialista indicado analise minuciosamente tudo o que puder e com isto eu disponha de recomendações as melhores para cuidados preventivos quanto a outras lesões, como expressou.

Acho que podemos dar graças a Deus, então, não é?!

Desejo a você um abençoado agradável e restaurador fim de semana!
 

Nenhum comentário: