sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Considerações Profissionais em Congratulações

Acabo de cumprimentar um amigo que conheço desde os seus infantis anos, agora Engenheiro Florestal do qual tive satisfação de corresponder a convite de conexão no LinkedIn.

Ao que, nas minhas considerações de congratulações, lembrei sobre oportunidades que ele poderia considerar importantes ao meu envolvimento nos projetos em que tem ou venha a ter participação. No que expressei o valor de união de capacidades profissionais essenciais ao melhor desenvolvimento sustentável.

Tempos atrás, conversando com um Engenheiro Agrônomo e mencionando a ele que sou Consultor também em Agronegócios, ouvi do mesmo uma menção que me surpreendeu: "Administrador atuando em Consultoria em Agronegócios?" O que lamentei. Mas sequer repliquei... Imagine se eu replicasse a ele questionando a atuação de um Engenheiro Agrônomo em consultoria de negócios. Biólogos, Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Florestais, Veterinários, Zootecnistas e outros profissionais afins não são formados para gestão ou planejamento de negócios. Administradores, sim. E de todos os negócios. Mas, para prejuízo de muitos, esta verdade não é observada por muitos. Razão pela qual temos hoje o Brasil com inúmeros produtores rurais no ônus das dívidas dos famosos contratos de securitização, empreendimentos diversos interrompidos no que poderiam estar pujantes, e muito mais. Simplesmente porque a ignorância dos aspectos acima ou a insegurança científica gerada por formações precárias têm feito com que nossa realidade de mercado de consultores contenha uma grande quantidade de especuladores introspectivos e sem dinamismo inteligente para abraçar a responsabilidade e a verdade de frente. Muitas vezes à custa do risco de patrimônio de clientes não raro menos preparados ainda. Todos com boa fé, mas "humildes que dá vontade de chorar", como mencionado na canção aqui partilhada.

Se você tiver a visão de que eu posso ser útil nos projetos em que você tem ou vier a ter participação, ou quiser tirar dúvidas sobre em que eu poderia ser importante ao interesse de seus clientes ou parceiros profissionais, não hesite em lembrar disto e me envolver! Duas mãos unidas defendem melhor a vida, lavam melhor o rosto e o corpo inteiro, e produzem mais que uma só! Assim como o corpo tem diversos órgãos, às vezes duplicadamente como as mãos, as pernas, os braços, os pulmões e os rins, com funções específicas e complementares, assim também a vida tem diversas especialidades profissionais que harmonizadas produzem mais e melhor! Assegurando assim desenvolvimento sustentável em todos os aspectos: científico, econômico, social e tecnológico. Gerando progresso e prosperidade com satisfação também espiritual. Gerando felicidade na Terra e nos Céus.


Responsabilidade social é efetiva também quando reconhecemos isto e que somos interdependentes no processo de desenvolvimento. Desenvolvimento implicando em exercer a dinâmica da integração também de profissionais que, compondo uma equipe multidisciplinar, possam assim ter assegurada, a seus clientes, qualidade de fatores de projetos de investimentos e produção. Sem miséria para as devidas considerações, inteligentemente. Sem que, por ignorância de uns ou precariedades de outros, se ponha a perder o que se tem.

Nenhum comentário: